Frata Engenharia

Notícias




30/05/2012

Utilização da palha da cana para bioenergia" é tema de curso agrícola UDOP

A UniUDOP realiza, no dias 5 de junho, em Araçatuba/SP, a 1ª Aula/Palestra do Curso Agrícola de 2012. O tema abordado será "Utilização da palha da cana para Bioenergia", com o engenheiro agrônomo, Luiz Carlos Dalben. O curso é promovido pela UDOP, STAB - Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil e Embrapa, com o apoio cultural das empresas FMC e Syngenta.

A aula é voltada à prática do manejo da palha com enfardamento para uso na produção de bioeletricidade, etanol de segunda geração, pellets e outros. Entre os assuntos que serão discutidos estão: os tipos de equipamentos para operações; rendimentos operacionais; vantagens e desvantagens dos tipos de fardos e sistemas de carregamento e transportes.

O curso é direcionado a diretores, gerentes, supervisores agrícolas, automotivos e de motomecanização, engenheiros agrônomos, agrícolas, ambientais, mecânicos e técnicos agrícolas de empresas produtoras de bioenergia, associações e fornecedores de cana-de-açúcar.


Estudos de Caso

Além da palestra, o curso vai abordar três estudos de caso. O primeiro será apresentado pelo diretor agrícola da Pedra Agroindustrial, Sérgio Luiz Selegato e tem como título "Palha - Energia ou Adubo?".

O segundo case será tratado pelo gerente agrícola da Malosso Bioenergia, Carlomberto Alves do Nascimento, e tem como tema o "Aproveitamento da palha". Já o último, vai tratar da "Solução para o enfardamento da palha de cana, do campo à indústria", com o coordenador de marketing da New Holland, Samir de Azevedo Fagundes.


Inscrições

As inscrições deverão ser feitas até o dia 2 de junho, através do site www.udop.com.br, no menu Cursos. Para mais informações, entre em contato pelo fone (18) 2103-0528, pelo e-mail uniudop@udop.com.br ou pelo atendimento on-line disponível no site da UDOP, no menu cursos-UniUDOP, ajuda on-line.

Palestrante

Luiz Carlos Dalben é engenheiro agrônomo pela Unesp/Botucatu e pós-graduado em Gestão Ambiental pela USP. Exerceu a função de pesquisador no IAA-Planalsucar e atuou na área de Motomecanização no Grupo Zillo-Lorenzetti. Desde 1987, atua como consultor nas áreas de Gestão de Manutenção Automotiva, Mecanização Agrícola e Processos de Qualidade. Dalben, também é produtor de cana na região de Lençóis Paulista/SP.               



fonte: Agência UDOP de Notícias
Web Analytics