Notícias
Área produtiva de cana cresce na região de Ribeirão Preto em 2010
Puxada principalmente pelo aumento acima da média na microrregião de Araraquara, a área plantada de cana voltou a crescer na região de Ribeirão Preto em 2010, após a queda que foi registrada na temporada anterior.
Segundo números do IEA (Instituto de Economia Agrícola), a área de cana em produção na região atingiu 1,743 milhão de hectares em 2010, uma alta de 4% ante 2009.
O aumento garantiu alta na produção de cana na região, que fechou o ano passado com 148,8 milhões de toneladas, 3% a mais do que o registrado em 2009.
Os números referem-se ao total produzido nos municípios de abrangência de seis Escritórios de Desenvolvimento Rural -Ribeirão, Orlândia, Barretos, Jaboticabal, Araraquara e Franca.
Foi na microrregião de Araraquara, porém, onde a cana mais avançou. A área em produção aumentou 22,4% em um único ano.
De acordo com o engenheiro-agrônomo Carlos Paulo Cavasin Júnior, da Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) de Araraquara, citricultores que tiveram de arrancar as plantas por causa do greening migraram para a cana. "Isso atingiu principalmente os produtores menores."
RENDIMENTO
O preço pago ao produtor de cana em 2010 se manteve em patamar mais alto do que o registrado no ano anterior. Em dezembro, por exemplo, o valor do quilo do ATR (açúcar total recuperável) atingiu R$ 0,4445, 14,4% a mais que no mesmo mês de 2009.
O ATR mede a produtividade da cana e é uma das bases de cálculo para pagamento aos plantadores.
A situação só não é melhor, segundo Oswaldo Alonso, assessor técnico da Canaoeste (Cooperativa dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado), porque a produtividade por hectare caiu em razão da seca de 2010.